sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Aspirina poderosa

ASPIRINA É ELEITA A 4; MELHOR INVENÇÃO DO SÉCULO
Uma pesquisa realizada pela revista NEWSWEEK pediu aos norte-americanos que enumerassem, entre as invenções dos últimos cem anos, aquelas que consideram indispensáveis as suas vidas. As mais votadas foram, nesta ordem, a televisão, o telefone, o automóvel e a aspirina.
Dessa forma, a aspirina desbancou computador e avião na eleição norte-americana das criações indispensáveis.
Em 1897, Félix Hoffmann, químico do laboratório Bayer, na Alemanha, procurando a cura para o reumatismo de seu pai, conseguiu sintetizar uma forma estável do ácido acetilsalicítico, usando a casca da árvore SALIX ALBA, uma espécie de salgueiro. A partir daí, a Bayer Lança a aspirina como remédio contra dor, febre, gripe e reumatismo.
Em 1905 a aspirina chega ao BRASIL. Em 1920, ela passa a ser recomendada para dores pré-menstruais, de dente e de ouvido. Foi um dos mais importantes remédios para aqueles que passaram pela " gripe espanhola", que devastou a Europa no início do século xx.
recebeu homenagens de diversos intelectuais, como o filosofo espanhol José Ortega y Gasset, que chamou o séculoxx de "era da aspirina" e a definiu como "um dos maiores triunfos da humanidade". O escritor brasileiro João Cabral de Melo Neto chegou a fazer um poema sobre a aspirina.
Hoje, com o título de " medicamento mais vendido no mundo". ela é´indicada por vários médicos para aliviar dores.
Adaptado de: Folha de são paulo.

Um comentário:

Samylla Quintela disse...

Bel num posta colorido naum!!
fik feio tah certo?!?
Beijaum
Ta massa o assunto