quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Base

Definição
Segundo Svante Arrhenius, uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que liberta única e exclusivamente o ânion OH– (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. As bases possuem pH entre 7,1 a 14 (a 25 °C). Em sua escala, caso o número indicado for próximo ao 7,1 é considerado base fraca. Dessa forma, a base será forte quando a base estiver próximo do 14 da escala do pH. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Quando em contato com o tornassol vermelho (papel) ficam azul-marinho ou violeta.
Em 1923, o químico dinamarquês Johannes Nicolaus Brønsted e o inglês Thomas Martin Lowry propuseram a seguinte definição: Uma base é um aceitador de prótons (íon hidrônio H+)
Mais tarde Gilbert Lewis definiu como base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química - doador do par electrônico.
As bases neutralizam os ácidos, segundo conceito de Arrhenius, formando água e um sal:

(ácido sulfúrico + hidróxido de cálcio = água + sulfato de cálcio)

(ácido clorídrico + hidróxido de sódio = água + cloreto de sódio)
Algumas bases (álcalis) conhecidas:
Soda Cáustica (NaOH)
Leite de magnésia (Mg(OH)2)
Cal hidratada (apagada) (Ca(OH)2)
Cloro de piscina
Água do mar (devido aos sais e outras substâncias diluídas nessa água, ela apresenta um pH relativamente alto, pois isso a torna básica)
Banana verde
Antiácidos em geral
Produtos de limpeza
Amônia (NH3)
Sabão (todos) e detergente

[editar] Classificação das bases

[editar] Quanto ao número de hidroxilas
Monobases ( 1 OH– ): NaOH, KOH
Dibases ( 2 OH– ): Mg(OH)2, Ca(OH)2
Tribases ( 3 OH– ): Al(OH)3, Fe(OH)3
Tetrabases ( 4 OH– ): Sn(OH)4, Pb(OH)4

[editar] Quanto ao grau de dissociação
Bases fortes: São as que dissociam muito. Em geral os metais alcalinos e alcalino-terrosos formam bases fortes (família IA e IIA da Tabela periódica). Porém, o hidróxido de Berílio e o hidóxido de Magnésio são bases fracas.
Bases fracas: São as bases formadas pelos demais metais e o hidróxido de amônio, por terem caráter molecular.

[editar] Quanto à solubilidade em água
Solúveis: Todas as bases formadas pelos metais alcalinos são solúveis. Podemos citar também o hidróxido de amônio, que apesar de ser uma base fraca, é solúvel.
Pouco solúveis: São as bases formadas pelos metais alcalino-terrosos em geral.
Insolúveis: As demais bases. Vale lembrar sempre alguma parcela dissolve, mas chama-se insolúvel quando essa quantidade é insignificante em relação ao volume total.

[editar] Ver também

Nenhum comentário: